×

2021-09-02t010433z-998991712-rc2dhp98cmtv-rtrmadp-3-apple-japan Justiça reverte decisão e determina que Apple permita lojas de aplicativos alternativas no iOS
Empresa terá que abrir acesso para outras lojas além da App Store em até 90 dias, segundo decisão do TRF-1 que valida uma determinação do Cade. Apple diz que pretende recorrer. Fachada da loja da Apple em Manhattan, em Nova York, em 21 de julho de 2015
REUTERS/Mike Segar
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reverteu, na quarta-feira (2), uma decisão favorável à Apple e determinou que a empresa permita outras lojas de aplicativos no iOS em até 90 dias.
Em nota, a Apple disse que pretende recorrer da decisão (veja abaixo).
Hoje, a Apple só permite que aplicativos para iOS sejam baixados em sua própria loja, a App Store. Aplicativos pagos e outras compras feitas pela pela plataforma dão à empresa o direito de receber uma comissão pela transação.
A decisão do desembargador federal Pablo Zuniga Dourado restabeleceu uma determinação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que investigou a empresa por supostas práticas anticompetitivas no mercado digital.
A Apple havia conseguido uma liminar favorável em primeira instância na Justiça Federal, que foi revertida agora no TRF-1.
Dessa forma, a empresa terá que permitir que os usuários do sistema iOS tenham acesso a outras lojas de aplicativos e opções de compra, além de possibilitar que os desenvolvedores de aplicativos ofereçam alternativas para distribuição dos apps e processamento de pagamentos.
Ao justificar a decisão, o desembargador diz que a suspensão da medida do Cade, agora revertida, validaria “as barreiras artificiais à concorrência” e reforçaria “a dependência exclusiva da App Store como canal de distribuição de aplicativos para iOS, consolidando o poder de mercado da Apple”.
O juiz também cita precedentes em outros países, destacando que a conduta da Apple é objeto de investigações e sanções na União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido e Coreia do Sul, “o que demonstra a plausibilidade da tese defendida pelo Cade”, segundo Dourado.
Por fim, o juiz define que a empresa se adeque às medidas do Cade em até 90 dias. Em sua resolução de novembro, o órgão havia determinado uma multa diária de R$ 250 mil em caso de descumprimento.
Apple diz que deverá recorrer
Em nota, a Apple disse que “acredita em “mercados vibrantes e competitivos onde a inovação possa florescer”, e informa que pretende recorrer da decisão.
“Enfrentamos concorrência em todos os segmentos e jurisdições onde operamos, e nosso foco é sempre a confiança de nossos usuários. Estamos preocupados que as medidas provisórias propostas pelo Cade possam prejudicar a privacidade e a segurança de nossos usuários e pretendemos apelar da decisão”, afirma a empresa.
A denúncia ao Cade foi registrada em 2022 pelo Mercado Livre e pontua que a Apple impõe restrições a desenvolvedores de aplicativos e serviços digitais que dificultam ou impedem a compra dentro de apps. Questionado pelo g1, o Mercado Livre disse que não comentará a decisão do TRF-1.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autor

la.mangabeira2@gmail.com

Luiz Alberto Mangabeira é o criador do blog 'Ponto de Partida'. Apaixonado por explorar novas ideias e compartilhar conhecimentos, Luiz utiliza sua plataforma para conectar pessoas a conteúdos inspiradores e tendências relevantes. Com um olhar atento para inovação e criatividade, ele acredita que cada jornada começa com um ponto de partida."

Posts relacionados

ASMR e Sono: Como Sons Suaves Podem Melhorar Sua Qualidade de Descanso

A Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, mais conhecida pela sigla ASMR (do inglês Autonomous Sensory Meridian Response), tem ganhado destaque como uma...

Leia tudo

Militar americano é acusado de usar Roblox e TikTok para receber fotos explícitas de menina de 9 anos

Segundo procuradores, o homem de 31 anos fingiu ter 13 para abordar a menina na plataforma e induzi-la a fazer imagens explícitas...

Leia tudo

Integrante da equipe de Musk no governo dos EUA deu apoio a grupo hacker, diz agência

Registros obtidos pela Reuters apontam que Edward Coristine, membro do DOGE, usou empresa para ajudar grupo cibercriminoso que sequestrou dados, invadiu contas...

Leia tudo

‘Sou uma ‘Zé ninguém’ e usaram minha imagem em vídeo falso com IA para vender chá milagroso’

Golpistas mudaram boca e voz da influencer carioca Tânia Carvalho e promoveram um anúncio com vídeo falso vendendo um tratamento. Do lado...

Leia tudo

Argentina x Brasil: goleada dos hermanos vira meme nas redes; veja

Seleção brasileira perdeu de 4×1 para os argentinos. Torcedores enxurraram as redes sociais com postagens criticando os jogadores e o técnico Dorival...

Leia tudo

O iPad encontrado no rio Tâmisa que ajudou a desvendar série de crimes

A polícia conseguiu usar o dispositivo como evidência crucial no julgamento de três homens que planejaram assassinato. O iPad Mini foi encontrado...

Leia tudo
Verified by MonsterInsights